Mais Recentes:

"Aquele" personagem de Game Of Thrones, está morto ou não?

Saudações antarianos e antarianas, após o último episódio da quinta temporada de Game Of Thrones uma dúvida pairou sobre as cabeças de todos que assistem à série, então resolvi fazer uma matéria reunindo fatos à favor e contra a sua morte, e em seguida eu darei a minha opinião sobre o que realmente aconteceu com o personagem. Obviamente esta matéria está recheada de SPOLEIRS da série e dos livros, portanto se você não leu o quinto livro, ou não assistiu à quinta temporada e não quer saber nadinha, pare por aqui, leia/assista e então volte para conferir tudo!


Falaremos aqui sobre a morte do nosso querido João das Neves (Jon Snow), que bateu as botas (ou não) no último episódio da quinta temporada de Game Of Thrones e no último capítulo do quinto livro da série (A Dança dos Dragões). Antes de mais nada explicarei 2 teorias importantíssimas para entender os fatores que levam os fãs a acreditar que Jon ainda vive ou voltará a viver, são elas a de que Jon é um Targaryen e a de que Jon é Azor Ahai. A matéria ficará um pouquinho longa, porque eu nunca escrevi nenhuma dessas teorias aqui no blog, então eu tentarei ser breve nelas, mas lhes fornecendo todas as informações necessárias, vale ressaltar que qualquer dúvida que vocês tiverem vocês podem expor nos comentários que eu responderei.

Teoria I - Jon é um Targeryen
A série vem sendo bastante econômica nos detalhes, de modo que quem apenas assiste a série não tem teoria suficiente para suspeitar de muita coisa. Tudo o que se sabe é que Jon é um bastardo do norte, filho de Ned Stark com alguma mulher qualquer. Contudo, nos livros muitos detalhes são deixados para que o leitor junte as peças do quebra-cabeça. De modo que as peças se encaixam apontando para uma paternidade diferente da revelada nos livros e principalmente na série. Jon seria filho do príncipe Rhaegar Targaryen (filho do rei louco e irmão mais velho de Daenerys) com Lyanna Stark (irmã mais nova de Ned Stark).

Explicando a história:
O principe Rhaegar seria apaixonado por Lyanna (mesmo sendo casado), fazendo a "loucura" de elegê-la como a "Rainha da Beleza e do Amor" durante o Torneio de Harrenhal, sendo que sua mulher estava presente no torneio e Lyanna já havia sido prometida à Robert Baratheon. Algum tempo depois o príncipe Rhaegar sequestrou Lyanna (alguns acreditam que ela tenha ido por vontade própria), e isso deu início à rebelião de Robert que culminou na destruição da casa Targaaryen e com a coroação do próprio Robert. Contudo os livros dizem que quando Ned Stark foi resgatar Lyanna na torre onde ela estava "presa" ela estava em uma 'cama de sangue' (George R. R. Martin já utilizou tal descrição para parto) e antes de morrer fez com que Ned a prometesse algo. Ned diz que Lyanna pediu a ele que prometesse que ela seria enterrada em Winterfell (algo que não faz o menor sentido). Acredita-se que ela tenha pedido para Ned guardar o segredo (do filho dela com o príncipe), Ned então teria inventado a história de que Jon seria seu bastardo.


Outro fato que sustenta a teoria é que Ned não chama Jon de "filho" ele fala repetidamente que Jon é "meu sangue" e quando Ned faz a "contagem" de seus filhos no livro ele normalmente não cita Jon. Mais um fato é o de que Ned sempre foi descrito como um homem extremamente honrado e que não quebra seus compromissos, portanto é difícil que ele tenha quebrado um compromisso sagrado de um casamento sendo ele como é.

Teoria II - Jon é Azor Ahai:
Azor Ahai é um herói que salvou Westeros dos Vagantes Brancos num período conhecido como 'A Longa Noite' (período onde os vagantes dominavam o mundo), ele forjou uma espada chamada Luminífera que pegava fogo e conseguia matar os vagantes (algo que espadas ou armas comuns não conseguem). Após o seu triunfo a muralha foi erguida com o intuito de separar Westeros dos vagantes.

Há muitas profecias sobre o seu retorno, e cada cultura o chama de um jeito, sendo conhecido como Azor Ahai pelos sacerdotes vermelhos (como Melisandre), ou por 'o garanhão que monta o mundo' pelos Dotrhaki, ou por 'o príncipe que foi prometido' pelos Targaryen. Alguns sinais vão indicar a segunda vinda do herói:
Ele deverá nascer e/ou renascer em um lugar que tenha:
1 - Fumaça
2 - Sal
3 - Uma estrela vermelha
 E deverá portar a luminífera (que pode ser desde um espada, até um exército ou dragões)
Melisandre afirma que Azor Ahai também terá que reviver os dragões de pedra.


Jon se encaixaria em todas as descrições (exceto a dos dragões), já que em sua morte no livros ao ser esfaqueado, de seus ferimentos além de sangue sai fumaça. Um gigante acaba matando um cavaleiro cujo o símbolo da casa é uma estrela azul, porém ao ser morto pelo gigante o sangue faz com que a estrela se torne vermelha. Quanto ao sal, seu assassino nos livros o esfaqueia enquanto chora. Há também um 'mito' de que o Azor Ahai teria sangue Targeryen, porém proveniente da linhagem de Aerys II (rei louco) e Rhaella, e sendo Jon Snow filho do príncipe Rhaegar ele se encaixaria também neste quesito.

Fatos a favor de sua vida
Dito tudo isso agora explorarei os fatos que nos fazem acreditar que ele não morreu, ou irá ressuscitar:

O primeiro elemento da tese se deve ao fato de Jon ser um candidato fortíssimo a ser Azor Ahai, porém além disso ele é o único personagem de relevância preocupado com a chegada dos Vagantes Brancos, tirá-lo da trama significa deixar Westeros desguarnecida já que os outros candidatos a Azor Ahai não estão nem aí para a muralha.

O segundo elemento se deve ao fato de lady Melisandre ter retornado à muralha na série e de nunca ter partido de lá nos livros, e como sabemos os sacerdotes vermelhos tem o poder de trazer pessoas de volta a vida, a sacerdotisa poderia 'facilmente' trazer Jon a vida utilizando os poderes do deus vermelho.

O terceiro elemento e talvez o mais forte dele é o fato de que Jon é um warg, assim como Bran (o corvo de três olhos), tendo entrado em seu lobo algumas vezes no livro. E ao ser esfaqueado nos livros, sua última palavra é "Ghost" (nome do lobo de Jhon). Sabe-se que um warg ao ser morto pode transferir-se para o corpo de seu animal e ficar lá por algum tempo até poder voltar para seu corpo.


O quarto elemento é o fato de que nos livros de Game Of Thrones, nenhum personagem morre de verdade em seu próprio capítulo de ponto de vista, e os que na teoria teriam morrido, após algum tempo foram ressuscitados. E no capítulo final de 'A Dança dos Dragões', Jon "morre" em seu próprio capítulo de ponto de vista.

Algo que sustenta a teoria é a filiação de Jon, oras por que criar um personagem tão enigmático e não trabalhar sobre seus enigmas? Jon teria que viver para descobrir sua verdadeira origem e descobrir seu real propósito na batalha contra os vagantes.

Outro fator é que Kit Harrington está na lista de atores que receberiam um aumento para participar da 6ª temporada e seu contrato previa uma extensão (sem aumentar o salário) para a sétima temporada. Por que oferecer um aumento e um contrato até a sétima temporada se o personagem morre na quinta?

O último elemento se trata do clima e ritmo da série, as mortes de GoT normalmente têm algum sentido e raramente deixa brechas, Ned e Robb Stark, por exemplo morrem e são vistos mortos de forma a não conseguirem ser reanimados (se a cabeça), além disso suas mortes tiveram propósitos. Ned iniciou a guerra dos tronos, enquanto que Robb 'tirou o chão' de seus irmãos, forçando-os a crescer na série. Já com Jon não há este tipo de coisa, Jon ainda é uma incógnita até mesmo para ele, e portanto seu arco ainda não foi encerrado.

Fatos a favor de sua morte
Bom, o primeiro fato que leva a crer que Jon morreu e não retornará é que o ator que o interpreta, Kit Harrington afirmou que não retornará para a próxima temporada da série. Outro fato é o cabelo de Kit, sim isso mesmo, o cabelo do ator. Pro contrato Kit Harrington não podia cortar seus cabelos, para que não houvesse erro de continuidade ao gravar as cenas das temporadas seguinte, contudo após o término da 5ª temporada o ator cortou o cabelo, o que provaria que o ator não teria mais vínculo com a série.

Os fatos mais fortes vem da série, que eliminou uma série de coisas (pistas) presentes nos livros, e tais fatos eram utilizados para alegar que Jon continuara vivo e/ou iria ressuscitar. Seu lobo não estava por perto, não havia nenhuma estrela vermelha indicando que Jon possa ser Azor Ahai, muito menos a tal fumaça que exalava de seus ferimentos, o único elemento ali presente seria as lágrimas de Olly, que francamente, mal dá de notar.


Opinião
Visto os fatos deixarei minha opinião sobre o que aconteceu com Jon: ele realmente está morto!
Por mais que as teorias para que ele retorne sejam realmente plausíveis, não creio que ele retornará, principalmente porque ficou 'muito na cara' e nosso querido George R. R. Martin é um tiozinho muito sacana e que curte partir o coração da galera. Não acho que ele seja mais tão importante para a trama como acreditava anteriormente, até porque a série não cortaria um personagem tão importante a troco de nada.

Por outro lado parte de mim quer acreditar em sua ressurreição já que fotos vazadas mostravam uma foto de Snow como warg (a foto do terceiro elemento) e a quinta temporada teve um desempenho relativamente fraco de audiência considerando a temporada passada, e o mistério poderia ser utilizado como chamariz para a próxima temporada. Mas a cena final de Snow como warg também chamaria novamente o público, já que o mistério do que aconteceria com Jon ficaria no ar, e por este motivo eu volto a afirmar que Jon está morto.

Mas e você? Acha que ele volta? Que ele não volta? Deixe sua opinião nos comentários!

Por: Gustavo Lopes
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário