Mais Recentes:

Jogos Vorazes – Avaliação!

Dando sequência na série de avaliações pedidas pelos leitores estou eu aqui mais uma vez (era pra postar ontem, mas as eleições não deixaram), se quiser pedir uma avaliação mande um e-mail para antaresblog@hotmail.com ou deixe seu pedido no facebook ou twitter. Desta vez o filme que vou avaliar será “Jogos Vorazes”, sem mais delongas vamos logo à avaliação.


Jogos Vorazes é a adaptação de um filme homônimo lançado em 2008, o livro fez um enorme sucesso e por este motivo foi adaptado para as telonas. O filme é estrelado por Jennifer Lawrence que encarna Katniss Everdeen, personagem principal do filme. Na trama dois participantes de cada distrito (12 distritos no total), um menino e uma menina com idade entre 12 e 18 anos devem participar de um torneio lutando até a morte entre eles, este torneio é intitulado Jogos Vorazes.


O filme é demasiadamente político, mas isso com toda a certeza não é ruim e sim um grande ponto forte do filme, o diretor do filme Gary Ross captou muito bem a atmosfera e nos passou com maestria, o desespero dos competidores e dos moradores de cada distrito fica evidente e escancarado na tela para quem quiser ver. Jennifer Lawrence mostra porque é vencedora de Oscar e faz uma atuação brilhante, a atriz transfere perfeitamente a “petulância” e liderança da jovem Katniss. Além disso, os atores que a cercam também fazem boas atuações que é o caso de Josh Hutcherson que interpreta Peeta Mellark, um jovem do distrito de Katniss (12) que foi escolhido para participar dos Jogos Vorazes.


O filme pode ser enxergado e entendido de diversas formas, e a que mais me agrada é a de “metáfora para a vida”, os jogos a meu ver retratam nossas vidas, onde estamos por nós mesmos tendo que conseguir abrigo, comida e fugir dos perigos sozinhos, onde temos que passar por cima de tudo e de todos para conseguir vencer dia após dia. Katniss entra nos jogos imatura, mas logo aprende a jogar, faz seu show e conquista o público (tanto a gente quanto o público do filme). A capital pode ser vista como um chefe, que dita as regras, diz o que pode e o que não pode, nos dá o sustento (no caso do filme o alimento) e é imensamente mais rico e poderoso do que seus funcionários, os distritos.


Jogos Vorazes tem uma temática adulta e encantadora, nos faz pensar, refletir e até mesmo aprender, cada situação presente no filme pode ser trazida para a realidade e dela podemos tirar conclusões. O filme não é apenas um blockbuster sem pretensões como Transformers, ele possui pretensões e ele as realiza diante de nossos olhos, e para isso basta abrir nossas mentes e olhos!


Nota: 8,0 (Ótimo)

Por: Gustavo Lopes
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário